200 ANOS HOJE
Que dia é hoje?
Há exatos 200 anos ouviu -se do Ipiranga o brado de um povo, um povo do país chamado Brasil, nome que tem por referência uma árvore, o “Pau-Brasil”, que tem como característica sua cor avermelhada, um tom meio brasa, brasa essa que pode facilmente ser representada pelo calor eminente da batalha.
Com o indivíduo representado pelo coletivo e o coletivo representado pelo indivíduo, conquistamos nossa independência. Hoje podemos ver o quanto esse Brasil cresceu, pois a independência fortalece esse povo que não foge à luta, que acorda cedo e encara a labuta e mesmo que pareça difícil, não desiste nunca.
Independência é sinônimo de liberdade, liberdade para ir e vir, liberdade para decidir. Por meio da independência alargamos nossos limites, expandimos nosso conhecimento e rompemos barreiras.
A independência que nos faz enxergar um futuro melhor, então o que esperar do amanhã? Dias fáceis sem luta?
Ivomar Rodrigues Pereira de Deus
Claro que não! Pois a História nos mostra que nunca foi fácil e nos faz entender que surgirão novas barreiras, mas nós venceremos, porque somos Gigantes pela própria natureza.
Esse texto é do Ivomar, um jovem que tinha um trabalho informal e sofreu, enquanto trabalhava, um acidente que lhe causou perda da visão do olho esquerdo. No corredor do hospital, chorando e em meio ao desespero, encontrou anjos que o acolheram. Determinado e focado tirou forças para encarar a nova realidade de sua vida e retornou aos estudos em um curso do PROEJA na Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Sempre adorou estudar história e pretende concluir o Ensino Médio para ingressar na Universidade para cursar Historia do Brasil e Geral.
Hoje, o Ivomar é seguidor e voluntário da nossa associação e nos conheceu por meio da Rosa, Gerente operacional da ALPV, que tem ajudado-o nessa nova fase de sua vida.
É um grande privilégio nosso tê-lo conosco e podermos compartilhar sua história de vida. Parabéns Ivomar, por tanta coragem e determinação! Desejamos a você que alcance todos os seus sonhos e esperamos poder contribuir nessa sua nova jornada.
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.