none

Hoje, dia 11 de agosto, comemoramos o Dia do Estudante e temos 6 motivos para te incentivar a não parar de estudar nunca. Mas antes, você sabe como surgiu essa comemoração? 

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Assim para estudar as pessoas não precisariam ir até Portugal.  

Depois de literalmente um século, Celso Gand Lev propôs que fosse comemorado o Dia do Estudante a partir daquela data, em 11 de agosto de 1927. 

Pois bem, passaram-se nove décadas que essa data é comemorada e a cobrança em cima dos estudantes só tem aumentado. Com tanta tecnologia, inovações e um mundo cheio de pessoas criativas, estudadas e com sede de trabalho a concorrência se torna cada vez maior. 

Devido a esses fatores precisamos nos tornar eternos estudantes.  

Veja então seis bons motivos para nunca parar de estudar. 

1-Matém atualizada a sua profissão: 

Se você se formou há dois anos e não estuda e nem relembra nada sobre sua área, você está jogando seu diploma fora. Com um mercado de trabalho tão exigente é obrigatório relembrar o que se estudou. Investir em novos cursos e em seu crescimento acadêmico aumenta a sua credibilidade no mercado de trabalho. Portanto não pare na faculdade! 

2- Exercita o cérebro: 

Exercitar o cérebro é tão importante quanto fazer atividade física, pois ele é responsável por comandar o nosso corpo. Tentar memorizar e aprender conteúdos novos estimula o cérebro.  

3-Evita o Mal de Alzheimer e demência: 

Alguns pesquisadores brasileiros analisaram amostras de três mil cérebros de pessoas, que morreram na Grande São Paulo na última década e confrontaram os dados com informações sobre a vida de 675 deles. Concluíram que entre os mais escolarizados com lesões características do Alzheimer, 30% não apresentavam, em vida, sintomas da doença. Conclusão: estudar não só evita esse Mal, como também tem o potencial de inibir ou retardar a manifestação dos sintomas. Leia mais sobre a pesquisa aqui.  

4-Mantém a mente conectada: 

Estar antenado aos novos acontecimentos na sua região e ao redor do mundo, em todas as áreas possíveis. Além de se informar você criará novas opiniões e com certeza terá bons argumentos em conversas sobre assuntos mais complexos. 

5-Estimula a criatividade

As empresas, hoje, procuram pessoas criativas. É claro que uns são mais que outros, porém se você não se define como uma pessoa criativa, é possível trabalhar em busca de melhorar nesse sentido. Ter um maior conhecimento das coisas te permite associar situações a outras já vividas ou estudadas criando algo parecido, de acordo com seus gostos e opiniões. 

6-Estimula a memória: 

Estudar não é decorar. Costumamos esquecer o que decoramos, já o que estudamos fica guardado. Isso porque quando lemos e aprendemos algo sobre qualquer assunto, dizemos ao nosso cérebro que ele precisa guardar aquilo. Já quando decoramos geralmente é para algo momentâneo, então o cérebro só fixa a informação até o momento que entende precisar dela.  

Por isso nos preocupamos tanto em estimular a leitura e estudo dos alunos de Ensino Fundamental e da população em geral, por meio de iniciativas de fomento à leitura, entre elas estão a entrega de livros à alunos de escolas públicas e o Projeto “Pegue, Leia e Repasse”.  

Conheça um pouco sobre o nosso trabalho de fomento a leitura clicando aqui. 

Jhuly Reis
Website | + posts

Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.

WhatsApp
Enviar Mensagem WhatsApp
Capa do Guia

Filhos em casa? Temos um guia para que você não enlouqueça!

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do “homeschooling“.

Baixar o Guia Gratuito!

Confira os Guia em seu email! Obrigado!