“Este programa ajuda muito as crianças carentes para que tenham acesso a livros… obter o bom hábito da leitura e iniciativa, gostar e interagir com os colegas na trocar de livros. Parabéns a toda equipe de desenvolvimento do programa. Sucessos … Deus os abençoe. Um ato de amor”. (mãe de aluno).
Com esse depoimento comovente, realizamos a abertura de mais um artigo demonstrando resultados de nossas ações.
Neste artigo os dados foram extraídos do Questionários de Pais e/ou Responsáveis pelos alunos, aplicados de forma anônima e espontânea, na Escola Benedita Monteiro, em Ecoporanga/ES.
Obtivemos a devolutiva de 80 respondentes, com respostas bastante representativas. Vamos discorrer sobre algumas questões graficamente (dados quantitativos) e outras com registros e depoimentos dos Pais e/ou Responsáveis (dados qualitativos).
Quando perguntamos: Seu/sua(s) filho(a)(s) leram os livros presenteados pelo nosso Programa?
O resultado foi muito satisfatório. Dos respondentes, 71,25% marcaram SIM, 15% NÃO e 13,75 % NÃO RESPONDERAM.
Ao indagarmos sobre a experiência da leitura dos livros presenteados no ambiente familiar, os pais registraram com maior recorrência as seguintes respostas:
“Ocorreu leitura em família”. “Gostaram muito dos livros presenteados”. “Ficaram encantados com seu filho lendo os livros, gostaram muito da experiência da leitura em casa; ajudou na evolução”. “Acharam interessante leitura, aguçando a curiosidade e estimulando o hábito da leitura”. |
A questão “Você percebeu se os livros presenteados ao(s) seu/sua(s) filho(a)(s) despertaram nele(a)(s) algum interesse em ler outros livros?” complementa exatamente os registros das questões anteriormente citadas e para facilitar a análise dos resultados, apresentamos, no gráfico 2, os percentuais.
Na pergunta “Seu/sua(s) filho(a)(s) trocou livros com os outros colegas da escola?” tivemos respostas bem expressivas dizendo que SIM.
Os registros dos pais nessa questão demonstram que houve trocas e como foram vistas pelos familiares. Observe:
“Sim, ela gostou porque fez uma partilha e interagiu com diálogos com os colegas”. “Sim. Ela gostou tanto que pegou da colega para ler também”. “Sim. Eles fizeram uma troca só para ler, foi bem legal”. “Sim. Prazeroso ver essa troca de livros”. “Sim. Elas contavam as histórias uma para a outra”. “Sim. Foi muito positivo, houve interação e mais proximidade com os colegas”. |
LEIA com muita atenção!!
Os depoimentos, ao longo deste artigo, são evidências importantes de que o trabalho que desempenhamos é fundamental para disseminar a leitura.
De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro (IPL) em parceria com o Itaú Cultural, o país, entre 2015 e 2019, PERDEU mais QUATRO MILHÕES E SEISCENTOS MIL LEITORES.
Um número mais do que alarmante. Contamos com o seu apoio para transformarmos esta triste realidade.
O gráfico 3, com a pergunta “Você considera o hábito da leitura algo importante para o futuro sucesso profissional do seu/sua(s) filho(a)(s)?”, mostra exatamente o que os pais dos alunos da E.M.E.F. Professora Benedita Monteiro, pensam sobre a importância da leitura. (Lembrando que o questionário foi respondido algum tempo depois dos seus filhos receberem os livros). Veja:
Os dados mostram que 98% responderam SIM.
Esta resposta maravilhosa veio acompanhada de vários registros comoventes que retratam a plena clareza e certeza que os respondentes têm sobre a importância da Leitura.
“Quem mau lê, mau fala, mau ouve e mau vê”. “Porque com a leitura ele aprende a falar corretamente e a escrever legível. A leitura é muito importante até mesmo para a comunicação”. “Quem lê, aprende mais, quem aprende mais será valorizado no decorrer da vida”. “Em qualquer área de nossas vidas a leitura é importante”. “Auxilia na formação de personalidade da criança, entre outros benefícios”. “A leitura é importante em todo momento e área da vida. Seja qual for a carreira que eles desejam seguir”. “Para o desempenho e o desenvolvimento da mente, e ajuda na fala”. “Porque através da leitura descobrimos novas culturas e aumentamos nosso horizonte” |
Na última questão do Questionário reservamos um campo com uma pergunta aberta: Use este espaço para fazer quaisquer comentários que desejar.
Veja, a seguir, alguns registros que nos deixam muito à vontade e seguros para afirmar que o caminho que estamos percorrendo – de levar amor pela leitura para os alunos das escolas públicas no Brasil -, tem sempre nos dado respostas muito positivas.
Em qualquer público-alvo que aplicamos os questionários (alunos, professores, pedagogos, pais e/ou responsáveis), os resultados de avaliação são muitos bem-sucedidos.
Comentários dos Pais e/ou Responsáveis sobre o nosso Programa |
“Esse projeto dá as crianças a oportunidade de conhecer e se interessar pelo mundo da leitura. Como mãe parabenizo a iniciativa”. “Esperamos receber mais de seus livros maravilhosos para nós se divertirmos mais em família”. “Espero que haja sempre esse incentivo à leitura”. “Obrigada por ajudar nossos filhos na escola, no desenvolvimento e crescimento social deles”. “Os livros ajudam muito nesse processo de incentivar as crianças, mostrar que é bom e apaixonante uma boa leitura. Ler e interpretar: ouvir e entender”. “Parabéns a todos vocês pela iniciativa de incentivar a leitura de nossos pequenos, permitindo que eles viagem pelo mundo e pela vida sem sair”. “Que vocês pudessem estar dando mais livros para crianças carentes que nunca ganham livros de presente”. “Este projeto é muito importante, porque desperta o interesse desde cedo no aluno”. “Quero parabenizá-los pelo incentivo que vocês deram para as crianças conhecerem o mundo através da leitura. E parabéns novamente por escolherem escolas públicas” |
Finalizamos este artigo ressaltando que, com a aplicação do Questionário de Pais e/ou Responsáveis, foi possível verificar, após a tabulação e análise quantitativa e qualitativa dos resultados apurados, fatores relevantes, elencados a seguir:
- A percepção dos pais de que os livros presenteados aos seus filhos causaram muita alegria e emoção, bem como desenvolveram maior interesse pela leitura, inclusive junto à família.
- A observação de maior interação entre os colegas de escola, com leitura em conjunto e/ou troca de livros entre si.
- O despertar dos pais e dos filhos para a importância do hábito de ler.
- A Compreensão de forma mais clara sobre o valor da leitura como fator fundamental no desenvolvimento e crescimento intelectual dos seus filhos, por meio de uma atuação conjunta.
- O entendimento sobre a necessidade de incentivar, nos alunos, o contato com a leitura e também a importância do papel desempenhado pela família nessa tarefa, percebendo que o incentivo não deve se restringir apenas à escola.
Junte-se a nós e contribua para transformar a vida de milhares de crianças carentes por meio dos livros.
Nossa missão é semear o amor pela leitura e mudar a realidade assustadora, apresentada pela Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.
Em breve voltaremos com mais resultados de entrega
de livros nas Escolas.
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.