Elaborado por Rosa Crivilin e Jhuly Lourenço
A leitura na infância é extremamente importante, pois é capaz de gerar sentimentos diversos (como alegria, curiosidade, amor, suspense etc), aumentar a criatividade e propiciar empatia. Além disso, ajuda a criança a perceber melhor o seu eu e o mundo, despertando seu senso crítico e permitindo a busca de soluções criativas para melhorar sua própria vida.
A nossa missão na ALPV é semear o amor pela leitura na vida das crianças,
permitindo que o conhecimento as guie para um futuro melhor.
Mas como uma criança pode amar a leitura se ela nunca ganhou um livro?
Infelizmente, muitas crianças nunca ganharam um livro de presente em suas vidas, e por isso, não aprenderam que ler não é apenas uma obrigação na escola, mas que principalmente pode e deve ser divertido!
Nosso principal projeto, aqui na ALPV, está estabelecido em duas etapas no âmbito da unidade escolar, em que: na primeira etapa tratamos da adesão e entrega de livros novos a todos os alunos da escola e; na segunda etapa tratamos da execução das atividades de monitoramento e avaliação dos resultados, ou seja, a avaliação do impacto no hábito de leitura dos alunos beneficiados.
Para cumprir as atividades da segunda etapa a equipe realiza uma Visita Técnica à escola, para verificar o envolvimento dos diversos atores (alunos, equipe pedagógica, Direção, professores e funcionários e responsáveis pelo aluno), para apreensão de dados de resultados do Projeto, certo tempo após a entrega dos livros na escola.
São diversos os dados coletados, aferidos e analisados durante o processo e, neste artigo, daremos atenção a dois deles:
- O aluno já havia ganhado livros de presente?
- Qual foi o sentimento geral do aluno ao receber os livros de presente?
É bem impactante o resultado obtido em relação à questão “se o aluno já havia ganhado livros de presente”, em que:
- 49% responderam que nunca tinha ganhado livros de presente e;
- 35% já haviam ganhado (16% não responderam).
O sentimento geral em relação ao ganhar livros de presente foi maravilhoso:
- 82% alunos registraram que gostariam de ganhar mais livros de presente.
A realidade no país ficou estampada no fato de que quase a metade dos alunos respondentes NUNCA terem ganhado livros, o que demonstra a enorme carência de incentivo à leitura na vida de grande parte dos alunos das escolas públicas do Brasil.
É em função de números difíceis como este, que nos dedicamos à Causa da Leitura no Brasil e quando percebemos a enorme diferença na vida dos alunos que a Leitura Literária propicia, que crescemos na certeza de estarmos no caminho certo!
Semear o Amor pela Leitura Funciona!
Vejamos, portanto, em maior detalhe a questão do “sentimento que os alunos tiveram ao ganhar os livros de presente”:
Este conjunto de sentimentos colocados pelos alunos entrevistados demonstra o bom resultado que o Programa 1BOOK4LIFE deixa na vida daqueles que recebem os livros de presentes.
Podemos observar que 100% dos alunos que responderam à questão, disseram que tiveram sentimentos positivos.
A semente do amor pela leitura está sendo plantada e já começa a dar frutos!
Vem com a gente semear esta paixão pelos livros junto a mais e mais alunos? Queremos contar com seu apoio.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.