Como dissemos no último artigo publicado, sobre Roda de Conversa, na EMEF Prof.ª Benedita Monteiro – Ecoporanga – E. Santo, a nossa próxima parada seria no Estado de Minas Gerais e aqui chegamos na Creche Municipal Menino Jesus, localizada na Rua Sinval Caetano da Silva, 52 – Centro – Barra Longa – Minas Gerais.
O Bairro Volta da Capela, local onde está situada a Creche Menino Jesus, possui uma população carente, cuja maioria necessita de programas de governo para sobrevivência.
São realizados, no bairro, trabalhos de Assistência Social diversos, com intuito de reduzir as desigualdades sociais, o uso de drogas e a violência.
A Creche Municipal Menino Jesus, foi mais uma escola do segmento Educação Infantil que aderiu ao Programa 1BOOK4LIFE.
Quando fizemos a entrega dos livros, a unidade atendia 25 alunos em um espaço pequeno, organizado e aconchegante, com duas salas de aula, um cantinho de leitura, dois sanitários, uma cozinha, um refeitório e espaço para recreação. O atendimento dos alunos é realizado em tempo integral.
As obras foram adquiridas diretamente na Editora, com recursos doados por investidores sociais Pessoa Física e Jurídica, que reconhecem a importância da leitura para a formação integral das crianças e adolescentes.
Os alunos foram comunicados sobre a doação de livros e aguardaram ansiosos para receber os 25 kits de literatura embrulhados de presentes, que totalizaram 50 obras com títulos diferenciados.
Os presentes foram distribuídos a cada aluno pela Pedagoga Martha Barreto e as professoras que acompanharam os pequenos, que iam abrindo os embrulhos, com sorrisos, brilhos nos olhos, alegria e muito amor.
Os alunos se apropriam das obras, do seu conteúdo e de seu destino, inventando um jeito de passá-las adiante. Os livros são de propriedade dos alunos que levam para casa, compartilharam com a família, amigos, vizinhos e colegas de turma/escola.
Compilamos abaixo algumas imagens que falam mais do que mil palavras. São sorrisos genuínos que demonstram os sentimentos de alegria e entusiasmo da Ana Carolina, da Aryane, do Marlon, do Luan, da Isabela, do Lyonel, do Iago, do Jonathan, do João e de tantos outros!
Olha o João, não largou a chupeta e nem desgrudou dos livros, tentando mostrar os presentes!
Em meio a tantas emoções e observando a expressão facial das crianças diante dos livros, saímos de Barra Longa ainda com mais certeza de que o nosso projeto está no caminho certo e de que, ao incentivar o manuseio de livros desde a mais tenra idade, estamos contribuindo decisivamente para a formação de novos leitores e cidadãos críticos.
Carta de Agradecimento do Aluno ao Investidor Social
Ao receber o livro em sala de aula, alguns alunos preenchem uma Carta de Agradecimento ao Investidor Social, com mensagens, desenho e/ou imagens que demonstrem a sua gratidão pelo presente recebido.
Nós continuamos captando recursos aqui em nossa Associação, para oferecermos kits de literatura para alunos de escolas públicas, principalmente aquelas inseridas em comunidades carentes, onde a maioria das crianças nunca teve a oportunidade de ter contato com bons livros e que pudessem dizer: Este livro é meu! Eu ganhei de presente!
Nós acreditamos que nenhum aluno deva ficar sem acesso a bons livros, a boas e divertidas histórias! Uma criança não pode passar pela escola sem ter a oportunidade de vivenciar a boa literatura, nem sair dela com lacunas no ler e escrever.
Sua ajuda transforma vidas! Sua contribuição leva a Causa da Leitura para mais e mais alunos brasileiros, possibilitando um futuro melhor para todos.
Vem com a gente!!
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.