none

O título acima expressa a uma realidade nua e crua do cenário educacional brasileiro.

Em que momento ouvimos isto?

A Associação Livros para a Vida – ALPV, presenciou por algumas vezes a frase acima, pronunciada por alunos e profissionais de escolas públicas brasileiras, nos depoimentos que coletamos em Rodas de Conversa e em Questionários, durante as visitas técnicas que realizamos para o Programa 1BOOK4LIFE.

Não tem como não ficar comovido.

Já destacamos em outros conteúdos publicados, que um dos principais projetos da ALPV, é alcançar os alunos das escolas públicas brasileiras, por meio do ato de presenteá-los com livros novos de literatura. Estes livros passam a ser do aluno, que os leva para casa, para ler em família, emprestar aos colegas, trocar com amigos da escola etc.

NINGUÉM FICA DE FORA!!! TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA SÃO PRESENTEADOS NO MESMO DIA! 😀

Ao voltarmos nas escolas para analisar o impacto causado pelos livros na vida das crianças, uma das perguntas que fizemos foi: VOCÊS JÁ TINHAM GANHADO LIVRO DE PRESENTE?

Resultado:

  • 49% responderam que nunca tinham ganhado livros de presente;
  • 35% já haviam ganhado;
  • 16% não responderam;
  • 82% dos alunos também registraram que gostariam de ganhar mais livros de presente.

Fonte: questionário do aluno, aplicado em uma das escolas visitadas.

Fonte: Questionário de Alunos

A percepção que nos traz o fato de quase a metade dos alunos respondentes terem dito que NUNCA ganharam livros, é de que existe uma carência gigantesca de incentivo e acesso à leitura na vida dos alunos das escolas públicas do Brasil.

E é por isso que trabalhamos tanto para mudar esta realidade, porque acreditamos que livros transformam vidas e que é necessário despertar em nossas crianças o amor pela leitura.

Diante dessa comprovação obtida nos resultados coletados, é evidente que estamos no caminho certo ao semear essa causa.

AGORA, OBSERVE O RESULTADO DE UMA PESQUISA RECENTE:

Em 2 anos, houve aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever.

O número passou de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021.

Os dados constam em nota técnica do Todos pela Educação, elaborada com base no Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de 2012 a 2021.

O resultado de nossas pesquisas vão ao encontro daquele obtido na pesquisa PNAD Contínua, que demonstra que a educação brasileira precisa melhorar muito e que possui diversas falhas na alfabetização/leitura, desde a Educação Infantil.

Para confirmar esta realidade dura e muito cruel, como já mencionada neste texto, vamos além de dados estatísticos coletados por meio de Questionários. Nas Rodas de Conversas colhemos depoimentos de alunos e profissionais da educação das escolas presenteadas, que escancaram a mesma situação:

DEPOIMENTOS ALUNOS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

“Eu nunca tinha ganhado livro e disse: Eu senti muito carinho, porque as pessoas se importam com a gente”. – Sofia, aluna presentada – Escola pública – Ecoporanga – E. Santo

“Eu senti felicidade e amor, porque é legal, é primeira vez que a gente ganha livro. Lavínia, aluna presentada – Escola pública – Ecoporanga – E. Santo  

Estou aqui, para agradecer imensamente aos doadores desses livros que acabamos de entregar para essa turma linda, maravilhosa e o quanto o trabalho de vocês é importante para a leitura dessas crianças porque as crianças, na verdade, principalmente as crianças do interior, eles não têm livros em casa. Os livros que eles usam são os livros do FNDE que a gente empresta, mas depois eles têm que devolver. Eles não têm esse sentimento de ter um livro deles, então é extremamente importante o trabalho de vocês, essa doação.E aqui nessa sala, eu tenho certeza de que todo mundo vai ler o livro. Não vai, criançada? – Sim!!!”

Gracilena, Coordenadora Pedagógica Escola Pública de Domingos Mastins – E. Santo

“É esses livros eram novos, eram únicos e eram para eles. Então é uma coisa assim: “Eu recebi aquilo, é novo, não é que alguém tá passando pra mim, alguma coisa que alguém já usou… Então foi muito legal, a gente viu os olhinhos deles brilhando, eles motivados com aqueles livros.” Pedagoga Kizy, Escola pública – Vitória – E. Santo.

“A  gente estava trabalhando o leitor do dia, só que a nossa escola já não tem mais uma biblioteca como teve antes, e os livros ficam um pouco distribuídos por sala de aula. Quando eles receberam os livros , falaram – esses livros são meus? eu posso levar?- eu disse: SIM …– então vamos fazer o leitor do dia – e eles começaram com os livros presentados pelo projeto. (…) Então todo dia a gente foi tendo o leitor do dia durante 36 aulas, porque são 36 alunos. Depois eles falam – oh, meu livro acabou, eles começaram a pegar os livros que a gente encontrava pela escola. (…) Achei maravilho, para mim foi ótimo o resultado”.  Beatriz  – Professora da Escola pública – Ecoporanga – E. Santo.

Assim, gostaríamos de contar com VOCÊ, que está lendo este texto, para continuarmos perseguindo nossa missão de DESPERTAR E REDESPERTAR O AMOR PELA LEITURA, pois sabemos que: “os livros são um pedacinho da gente; proporcionam momentos de afeto; ampliam nossa visão de mundo; colaboram com o aprendizado e o desenvolvimento infantil; estimulam a curiosidade, a imaginação, a empatia e a inteligência emocional”.

Não se constrói um país de cidadãos conscientes, competentes e que compreendem criticamente o que leem e escutam sem lhes possibilitar o acesso a livros e leituras de qualidade.

 Instituto Pró-Livro

Sua doação em dinheiro, levará a paixão pela leitura a mais pessoas no país e você sabe o quanto a leitura literária é fundamental para a construção de uma sociedade melhor e mais justa para todos.

DOE ! 1 real por dia (30 reais mensais), e convide seus amigos a fazerem o mesmo.

Pix: financeiro@alpv.org.br

De livro em livro, de pessoa em pessoa, nós transformaremos o país.

Só VEM!

Um forte abraço

Associação Livros Para a Vida – ALPV

Jhuly Reis
Website | + posts

Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.

Rosa Maria Crivilin
Gerente Operacional e Segunda Secretária : ALPV - Associação Livros para a Vida | Website | + posts

Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.

WhatsApp
Enviar Mensagem WhatsApp
Capa do Guia

Filhos em casa? Temos um guia para que você não enlouqueça!

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do “homeschooling“.

Baixar o Guia Gratuito!

Confira os Guia em seu email! Obrigado!