Como já citamos no artigo Alunos de Escolas Públicas Ganham Livros Novinhos de Presente, os nossos projetos, principalmente o de doação de livros em escolas públicas do Brasil, são acompanhados de ferramentas que auxiliam na aferição de resultados e impactos. Dentre estas ferramentas está a Visita Técnica à escola.
A medida em que mais escolas vão sendo beneficiadas, chegamos mais próximos da implementação do Sistema de Monitoramento e Avaliação – SM&A, que foi planejado.
Dentre os instrumentos que um SM&A utiliza, está a Roda de Conversa, similar à que foi aplicada na Escola EMEF Ronaldo Soares- Vitória/ES, após passado um período da entrega dos livros na Escola aos alunos, visando a aferição de resultados. Este instrumento envolve todos os atores da Escola.
No caso da Escola EMEF Ronaldo Soares, tivemos a participação voluntária de um grupo de professores e pedagogos. A sessão foi realizada de forma espontânea e descontraída, com objetivo de apreender a percepção em relação aos livros presenteados a todos os alunos da escola e buscar informações sobre aspectos positivos e negativos da operacionalização do Programa 1BOOK4LIFE, no âmbito da unidade escolar.
No bate papo com os profissionais da educação percebemos a importância dos livros presenteados na vida das crianças, gerada não só pelo livro, mas também pela forma como chegaram até eles, na escola.
As obras estavam embrulhadas como um presente, novinhas em folha e cada aluno abriu o seu presente com o sentimento de que aqueles livros eram de sua propriedade e que eles poderiam levar para sua residência, compartilhar com a família, fazer o que desejassem, causando um apego e um amor pelos livros recebidos logo de cara.
Destacamos algumas falas dos educadores na Roda de Conversa:
Kysi, da equipe pedagógica da escola, ressaltou a importância do carinho que o Programa tem com cada um dos alunos, destacando que o fato de cada presente ser novo e único, fez com que os alunos se sentissem muito especiais e amados:
“Eu recebi aquilo, é novo, não é que alguém está passando para mim, alguma coisa que alguém já usou. Não, esse aqui é meu! – E acrescenta também – “Foi emocionante ver “os olhinhos deles brilhando, motivados com aqueles livros!”.
(Kysi Balarini – Equipe Pedagógica)
A Professora Elizabete ressaltou a importância da leitura na alfabetização, ela é apaixonada por ler desde garota e ressalta:
“(…)a leitura é muito importante, primeiro eu tenho que gostar de ler para eles…” e ainda destaca que “… está sendo muito bom, estou observando que eles estão mais desprendidos, estão encorajados a escrever, melhorou muito a leitura e a escrita do segundo ano.”
(Prof Elizabete)
Percebe-se a importância da influência do professor frente aos alunos no despertar para a leitura fazendo com que eles criem amor por ler. O docente que é apaixonado pela leitura consegue disseminar e contagiar os alunos de forma bem envolvente.
Complementando a fala da prof. Elizabete a Pedagoga Kysi também se manifesta como docente e fala sobre a diferença que os livros fizeram no aprendizado dos alunos, com o incentivo e sensibilização para o despertar dos alunos para a leitura e cita a professora Elizabete como uma referência neste despertar e no semear do amor pela leitura.
“… o Daniel, que era um aluno que até ano passado que não lia, quando ele leu o livrinho, eu fiquei emocionada com ele, porque ele não lia e outras crianças também não e todas que vieram aqui, leram. É claro que em algumas a gente não conseguiu sensibilizar, mas esses que estavam aqui e conseguiram, isso para gente é uma vitória.”
(Kysi – equipe pedagógica)
Na Roda de Conversa a professora Elizabete Guilherme apresentou atividades que realizou com seus alunos, utilizando o livro “A Baleia Jubarte” que foi presenteado pelo nosso Programa e aqui inserimos o registro de alguns desses trabalhos:
Outra questão citada pelos professores e pedagogos, participantes da Roda de Conversa, foi reconhecimento de quem foi o Investidor Social dos livros presenteados aos alunos da escola:
“Óticas Paris, a gente só tem a agradecer, porque realmente a gente sabe que é um custo. E a nossa escola também investe nesses livrinhos e sabe que não é um custo pequeno, é um custo alto. E a gente só tem a agradecer.”
(Eliete – Equipe Pedagógica)
“Óticas Paris, literalmente abrindo os olhos. ”
(prof Elizabete)
Destacamos que só é possível obtermos resultados como os citados neste artigo, e em outros que já publicamos no BLOG e Instagram, em função da utilização de ferramentas e análises tais quais as previstas em nosso Sistema de Monitoramento e Avaliação (SM&A), daí a importância da Visita Técnica para captação de dados e informações quantitativas e qualitativas. Quanto mais escolas conseguirmos ajudar, mais próximos ao SM&A ideal previsto nós chegaremos. 🤗
Quando percebemos que nossos esforços têm dado resultados tão gratificantes como os que você pôde notar neste artigo, temos ainda mais certeza de que estamos no caminho certo.
SUA AJUDA É FUNDAMENTAL PARA QUE POSSAMOS LEVAR ESTA EXPERIÊNCIA PARA MAIS E MAIS ALUNOS.
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Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.