Relatamos nos últimos dois artigos sobre os resultados da entrega de livros aos alunos da Escola EMEF PROF BENEDITA MONTEIRO (Ecoporanga-E. Santo), e como foi o processo da Visita Técnica à escola.
Você pôde ver nestes artigos anteriores diversos resultados advindos das Rodas de Conversa. Estamos então, no presente artigo, dando continuidade a estas análises, desta vez destacando um misto de resultados de Rodas de Conversa com os alunos e professores.
Se você ainda não leu os anteriores CLIQUE AQUI, para ler o último artigo, entender tudo e não perder nada dessa linda história!
Vale destacar mais uma vez que as Rodas de Conversas realizadas com alunos, professores, pedagogos e funcionários da Escola, nos trouxeram um volume de resultados surpreendente.
Dentre as características do Programa 1BOOK4LIFE, temos a não repetição de livros numa mesma turma, ou seja, em uma sala de aula cada aluno recebe obras com títulos diferentes dos de seus colegas. Isto objetiva:
Incentivar a troca e o compartilhamento dos livros presenteados entre os alunos, que, além de gerar uma “grande biblioteca compartilhada”, ainda permite a troca de ideias, conversas sobre as histórias, seus personagens e opiniões, contribuindo com parte da formação literária do indivíduo e gerando um benefício fundamental para que se construa, de fato, um universo de leitores na escola.
A Escola Prof. Benedita Monteiro trabalhou esta etapa do projeto com brilhantismo! A Troca de Livros entre os alunos teve também a participação das famílias.
Veja como se deram as Trocas de Livros no âmbito da escolar
Quando perguntamos aos alunos sobre a Troca de livros, confirmamos, com muito contentamento, que se deu de maneira muito além de nossas expectativas:
Tabela 01 – Roda de Conversa com os Alunos |
---|
Trocaram Livros? |
“Teve uma vez que nós estávamos lendo, aí eu emprestei o meu para Fernanda e a Fernanda leu para mim e para Jeniffer e para o Sérgio”. Alexia. “Hoje eu levei uma MALETINHA DE VIAGEM para casa, (projeto da professora Lessiana, onde trocamos os livros, cada semana é um aluno que leva a pastinha de leitura) aí eu peguei esse livrinho aqui, ‘Rouba Livros’. Eu gostei muito desse livrinho.” Fernanda. “Emprestei para o primo dela”. Graziela. |
A MALETA DE LEITURA => SIMPLESMENTE TOCANTE, a troca de livros!
No vídeo a seguir, a Fernanda conta a história do livro que leu, por meio da forma de troca criada pela professora Lessiana, a maletinha de viagem. Sua colega Alexia aproveita e fala um pouco da maletinha de viagem, criada por sua professora.
Ao perguntarmos às crianças se houve troca entre elas o resultado apresentado é extremamente positivo, como puderam ver. Mas não foram apenas os alunos que se beneficiaram deste lindo projeto: a família e entes próximos a eles também!
O impacto da troca de livros, que é uma das propostas do Programa 1BOOK4LIFE, foi além das nossas expectativas. Os livros nas mãos dos alunos inspirou a professora Lessiana, da escola Benedita Monteiro, a ter e executar uma ideia genial: a Maleta Viajante.
A Educadora apresenta o projeto de leitura que ela criou a partir dos livros presenteados:
E ela continua explicando o seu projeto com tanto entusiasmo e envolvimento, comentando que realmente a família se envolveu! Confira a seguir:
“Eles estão levando a pasta azul e rosa (menino e menina), com os livros da semana, com prazo para devolver para outro aluno de 2 a 3 dias. Em casa, realizam a leitura com a família, inclusive hoje ocorreu um fato inusitado, o pai veio ver ‘O Rouba Livros’ que vocês deram. (…) A aluna fez a leitura e o pai chegou de surpresa na sala exatamente na hora da leitura da filha e ficou emocionado, porque o livro é muito interessante e está sendo um sucesso e eles estão trocando”.
Professora Lessiana
Neste projeto Lessiana explica que trabalha o autor e o contexto do livro na sala de aula e coloca que a diversidade de obras diferentes é imensa o que leva riqueza de conteúdo aos alunos.
“Os alunos conseguem fazer oralidade e a leitura, a família tem participado, eles fazem o resumo, o desenho, a história, eles identificam o autor, o nome deles e o nome do livro”.
Professora Lessiana
Também vale ressaltar que uma grande maioria leu os livros com a família e amigos.
É muito interessante observar como as crianças comentam sobre a história que leram. Isto acaba chamando a atenção dos pais, que ficam admirados com o envolvimento de seus filhos com a leitura e interpretação.
Parabenizamos a Escola EMEF Professora Benedita Monteiro pelo trabalho que foi realizado com tanto esmero e dedicação, buscando incentivar os alunos, por meio deste projeto da Maleta Viajante e tantas outras atividades pedagógicas realizadas na Unidade Escolar, utilizando os livros de literatura presenteados para despertar nos alunos a importância do hábito da leitura.
Aguardem nosso próximo artigo em que as crianças falam sobre seus sonhos. E simplesmente lindo ouvir as crianças manifestando seus sonhos!
Para receber as notificações, se inscreva na Newsletter.
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.