Neste artigo finalizamos a série de temas abordados nas Rodas de Conversas com Alunos na EMEF Professora Benedita Monteiro, falando SOBRE OS SONHOS das crianças.
Se você não leu os artigos anteriores, não perca a oportunidade de conhecê-los para ficar por dentro de tudo. Acompanhe a linda trajetória que foi presentear 368 alunos, totalizando 736 obras presenteadas e buscar os resultados por meio de Visita Técnica feita por nossa equipe.
TABELA 1: CONTEÚDOS DOS ARTIGOS ANTERIORES |
1° artigo: “Uma Vida Nova Para o Passarinho Rafa, eu li cinco vezes para minha vó, que ela gostou muito. Ela me pede para eu ler o livro para ela dormir” Aborda sobre os alunos manifestando sobre os sentimentos ao ganhar livros de presente. |
2° artigo: “Eu nunca tinha ganhado livro, eu senti muito carinho, porque as pessoas se importam com a gente” Aborda sobre os alunos falando sobre os Livros que mais gostaram de ler, já que todos os alunos ganharam 02 obras literárias de presente. |
3° artigo: “Hoje eu levei uma MALETINHA DE VIAGEM para casa aí eu peguei esse livrinho aqui, ‘Rouba Livros’. Eu gostei muito desse livrinho.” Fernanda Aborda sobre a troca de livros entre os alunos da escola (pois permite uma riqueza de troca de obras com títulos diferentes entre os alunos). |
Os sonhos das crianças da EMEF Professora Benedita Monteiro.
Quando perguntamos aos alunos sobre seus sonhos, pergunta que a maioria de nós tivemos que responder um dia e que continua aguçando a imaginação das crianças, as respostas foram muito interessantes. Veja na Tabela 2 e no vídeo a seguir:
TABELA 2: RODA DE CONVERSA COM ALUNOS |
---|
Fale Sobre Seus Sonhos |
Meu sonho é continuar lendo livros quando eu crescer, que eu amo ler livros e pintar também. Dayani (1° ano) O meu sonho é ter uma biblioteca, eu vou juntando os meus livros que eu tenho lá em casa e eu e minha irmã brincamos de escolinha e eu finjo que tenho a minha biblioteca. (Alexia° ano) “Eu tenho um sonho de fazer uma boa faculdade, me formar e ter um emprego bom e eu não vou querer casar e ter filho, porque eu sou uma pessoa livre, eu vou querer viajar pelo mundo, vou querer conhecer mais as coisas porque eu sou muito curiosa.” ( Sofia-3° ano) “Quero ser um grande cientista quando crescer(…) Eu gosto, eu acho importante”.( João Hugo – 4° ano) “Eu quero fazer uma faculdade bem boa e arranjar um emprego bem bom pra ajudar a minha família.” (Maria Vitória- 3°ano) “Eu tenho dois sonhos, e aí a gente fica nessa dúvida, porque eu quero crescer e ser Juiza e quero ser escritora de livros.” (Myllena- 4° ano) |
Alguns sonhos são concebidos desde a infância e se tornam realidade na vida adulta, enquanto outros mudam totalmente. É inspirador ver que, apesar de tão novos, existe uma diversidade de sonhos dentre as crianças! Veja só:
“Viajar pelo mundo, montar uma biblioteca em casa, ser um grande Cientista, ser Juíza, ser Escritora, fazer Faculdade…” E por aí vai a imaginação desses alunos com suas mentes repletas de sonhos, que de maneira nenhuma, devem ser interrompidos.
E nós sabemos que um dos meios mais importante para transformar sonhos em realidade é a educação.
Por isso, a escola e a família têm papel fundamental no suporte à estas crianças, guiando, orientando e ajudando no decorrer de suas vidas para que possam tornar possível a realização de seus projetos de vida, já que estes sonhos brotam, em sua maioria, no início do Ensino Fundamental, quando começam a ser instigados até que, no final do Ensino Médio, elas saibam que caminho seguir, ou quais as suas opções.
Toda equipe de educadores (Direção, pedagogos, professores), apesar das carências de recursos e de não possuírem ainda na época, uma biblioteca estruturada, não mediram esforços no ambiente escolar, para aproveitar a oportunidade de fazer circular as 736 obras presenteadas aos alunos, de maneira que criaram estratégias de incentivo à leitura, trabalhos e atividades pedagógicas usando diversos livros.
“Isso já veio a me incentivar, porque uma vez que tem esse trabalho, que as crianças têm dois livros e que a gente viu o interesse delas pelos livros, então eu vou tentar fazer o que está ao meu alcance, enquanto pedagoga, para não deixar morrer, não parar nesses dois livros.”
Pedagoga Josiane
Afirmamos que a EMEF Professora Benedita Monteiro, com os livros presenteados fez e está fazendo a diferença. Como já foi dito, realizaram leitura, trabalhos, atividades, oportunizaram trocas de livros entre os alunos e houve uma grande movimentação em prol da leitura na escola, que deixou latente o bom desenvolvimento dos alunos, agora apaixonados pela leitura!
Concluímos esta série de artigos demonstrando a riqueza de resultados que obtivemos nas 05(CINCO) SESSÕES de RODA DE CONVERSA, com a participação de 55 ALUNOS, do Ensino Fundamental, com ano de escolaridade do 1º ao 5º ano.
Uma preciosidade que nos faz continuar perseguindo a nossa missão, porque claramente enxergamos que obtivemos respostas muito positivas, além de nossas expectativas, com relação ao Despertar do Amor pela Leitura.
A semente da leitura foi plantada na Escola e germinou com muitos frutos positivos.
Em nosso Próximo artigo, vamos desembarcar em BARRA LONGA – MINAS GERAIS. Imperdível!!!
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.