Os livros têm muito poder, por isso a nossa corrente literária também!
Os resultados do PROGRAMA PEGUE, LEIA E REPASSE– PLR, reunindo aos demais projetos e ações, que são executados pela Associação Livros Para a Vida – ALPV, têm sido maiores do que imaginamos. O número de pessoas atingidas ultrapassa mais de 3240 pessoas e 2966 livros presenteados.
Veja a tabela que contempla as nossas entregas, destacando todos os Programas:
PROJETOS/INSTITUIÇÕES | NÚMERO DE PÚBLICO COMTEMPLADOS | LIVROS PRESENTEADOS |
Programa Escolas Alunos Rede Pública | 105 | 130 |
Programa Mais Livros, Mais vida (Escola -Biblioteca) | 342 | 61 |
Projeto Conversa Autoral | 150 | 60 |
Casa de acolhida Crianças e Adolescentes | 12 | 30 |
Projeto “Leitura Que Liberta” (Presidio) | 150 | 101 |
Programa Pegue Leia e Repasse – PRL | 2584 | 2584 |
TOTAL ALPV | 3343 | 2966 |
Importante ressaltar que quando mencionamos o número de 2584 livros presenteados, significa, também, 2584 pessoas beneficiadas pelo Programa Pegue, Leia e Repasse- PRL. Entretanto, o poder do livro é muito maior.
O número de pessoas atingidas é imensurável. Isso se deve ao fato de que o livro circula: vai de uma pessoa a outra. Quando o beneficiário acaba de ler um livro, normalmente o repassa adiante e na maioria das vezes retornam a nossa ação pública para pegar mais obras literárias.
O PLR conquistou seu espaço e vem acompanhado de muita emoção, solidariedade e conscientização acerca do ato de cidadania que está exercendo. Saber como falar e quando falar é algo realmente determinante no nosso Programa e a receptividade e frequência aumenta a cada dia.
Nas terças-feiras, quando chegamos para colocar a banca no ar, já tem pessoas nos aguardando: famílias com crianças, adultos, jovens, amigos do projeto e muita gente nova. São pessoas ansiosas por pegar um livro novo ou para dar novo destino a livros do seu antigo acervo, as crianças nem se fale!
Olha o Estevão, ele sempre vai muito empolgado em nossa banca para escolher um livro que ele sempre devora na leitura e havia acabado de pegar mais um livro sobre o espaço:
“Peguei outro livro do espaço sideral porque eu sou muito fã desses lugares e quando for no futuro eu tenho certeza de que vou viajar pra lá, até falo com os meus amigos que a gente vai. Eu tô muito ansioso (para ler o livro) porque eu já gosto do espaço sideral, todos os livros que eu pego são gibis e outras coisas, aí eu vi um de espaço sideral, gostei tanto que eu não paro de ler(...) leio e releio toda santa hora e esse aqui tem todos esses capítulos aqui que eu vou ler!”Estevão
Sempre recomendamos que REPASSEM os livros e recebemos inúmeros relatos de pessoas que chegaram até nós por meio de um livro presenteado.
Dessa maneira, nossa corrente literária só vai crescendo. DE LEITOR EM LEITOR, ONDE PODEMOS CHEGAR?
Temos inúmeros depoimentos de pessoas que chegam em nossa banca para buscar mais livros e que deixam registrados que já leram os que pegaram, foram repassados para amigos, família etc.
“Oi, eu sou Eloara, eu passo aqui toda terça-feira e pego livro, da última vez eu peguei o livro Jovens Sarados, a galera da minha escola gostou muito do livro, está circulando para outros colegas, todo mundo gostando muito.”
Eloara
“Meu nome é Ricardo, eu estou aqui para agradecer esse pessoal do Projeto Pegue Leia e Repasse, o incentivo a Literatura, que eu acho isso super importante, tudo o que for de bom esse Projeto Pegue Leia e Repasse está organizando, para fazer nossos filhos, sobrinhos, crescerem e conhecerem o que é a literatura.”
Ricardo
Eu estou aqui com Rosa e Jhuly, ajudando a divulgar esse projeto nobre, que é replicar o livro, porque eu penso que o papel nunca vai acabar. Elas estão fazendo doação de livros, tão levando para as crianças, quer dizer: estão formando pessoas que amam livros. Então hoje é um dia feliz, 26 de abril de 2023, é um dia feliz por saber que pessoas se interessam ainda pelo livro.
A ALPV continua a cada dia mais forte com muito esforço, se empenhando para cumpri sua missão, porque sabemos que a realidade e resultados de ´pesquisas sobre a leitura no país é muito estarrecedor.
Neste ano de 2023, foram divulgados os dados da pesquisa Progress in International Reading Literacy Study – Pirls, mostram o Brasil à frente somente de Irã, Jordânia, Egito e África do Sul em um ranking que avaliou a leitura das crianças de 4º ano em 57 países.
E tem mais, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com Itaú Cultural, apenas 52% dos brasileiros são leitores, ou seja, cerca de 93 milhões de pessoas NÃO TÊM o hábito de ler em nosso país. Um dado verdadeiramente assustador, mas infelizmente não é o único.
É no anseio de transformar essa triste realidade, que a ALPV trabalha com a missão despertar e redespertar o amor pela leitura. Pois sabemos que a leitura proporciona diversos benefícios como: o aumento da criatividade, concentração, expansão do vocabulário, desenvolvimento do senso crítico. O indivíduo que lê é transportado para outro universo, desenvolve habilidades para escrever e muitos outros benefícios que à medida que o leitor percebe vai se apaixonando cada vez mais pela leitura.
E para mudar o quadro educacional atual, precisamos nos unir, por isso CONVIDAMOS VOCÊ para fazer a diferença junto conosco e TORNAR-SE UM SEMEADOR (VOLUNTÁRIO) DE LEITURA.
Apoie a Causa da Leitura no Brasil: doe qualquer valor a partir de R$ 1 real:
Pix: financeiro@alpv.org.br CEF: AG.: 2042/ OP.: 013/ Conta: 99296 4 |
Você também pode ajudar com os livros parados nas estantes, e que você não quer mais em sua biblioteca, faça sua doação para a Associação Livros para a Vida- ALPV, dessa forma, contribuirá para a promoção e fomento à leitura e consequentemente promoverá uma atitude mais sustentável.
Convide seus amigos a fazerem o mesmo.
ENTRE CONTATO CONOSCO: Utilizando os nossos meios de comunicação:
- e-mail: social@alpv.org.br Instagram: @alpv.org.br
- Facebook: @alpvbrasil Site: www.alpv.org.br
- Telefone: 27 99243 7527
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.