Livro: Flicts
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
2º Edição: 2012
Nº de páginas: 48
Não há como fazer uma resenha de Flicts sem dizer: Que ideia genial!
O clássico Flicts, o primeiro livro infantil de Ziraldo, é verdadeiramente brilhante e foi publicado pela primeira vez em 1969, exatamente no ano em que o homem pisou pela primeira vez na Lua, mas não à toa. O motivo você ficará sabendo daqui a pouquinho.
Flicts definitivamente é um dos livros mais incríveis que já li, inclusive na minha primeira experiência de leitura do clássico, eu me emocionei.
Ao lê-lo, fiquei perplexa com o fato de como uma história contada em tão poucas páginas, com um enredo tão breve, consegue ser extremamente profunda, abordando temas tão complexos como preconceito, segregação, bullying e a importância de cada um encontrar o seu lugar no mundo. E tudo isso feito de forma poética e lúdica para encantar, ensinar e entreter crianças e adultos.
O livro conta a história de uma cor muito rara e muito triste, rejeitada pelo mundo, que era chamada de feia e sem graça por todos e ninguém a queria por perto. Uma cor diferente das outras, que só queria ser aceita, não aguentava mais viver só… Seu sonho era encontrar o seu lugar no mundo.
Ver Flicts querendo ser aceita em qualquer lugar que seja, mesmo que sendo um lugar pequeno e quase imperceptível, chega a dar aflição e tristeza.
Mas Ziraldo não ia deixar esta história acabar assim, tão triste. Ele, que sempre foi apaixonado pelos astros, aproveitou a corrida espacial para criar o grande final de seu livro. Flicts, não só encontra seu lugar no mundo, como passa iluminá-lo durante a noite e a ser visto por todos. Como diria Carlos Drummond de Andrade:
Drummond ainda disse que " O conto contado por Ziraldo só merece um adjetivo, infelizmente desmoralizado: maravilhoso.", e um trecho de seu texto foi inserido na contracapa do livro.
E para não restar dúvida do lugar de Flicts na existência, quando Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, foi ao Rio de Janeiro, autografou o livro de Ziraldo com a frase: “The Moon is Flicts” que, traduzindo, significa “A Lua é Flicts”. O autógrafo foi incluído em todas as republicações do livro desde então.
Leia Flicts, você com certeza vai se apaixonar!
Serviço
Este livro foi digitalizado e distribuído gratuitamente pela equipe Digital Source com a intenção de facilitar o acesso ao conhecimento a quem não pode pagar. Para ler clique AQUI.
Fazer uma doação uma única vez
Fazer uma doação mensal
Fazer uma doação anual
Escolha um valor
Ou digite um valor personalizado
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
DoarDoar mensalmenteDoar anualmenteJhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.