Livro: Vovô Não Toma Jeito! Autora: Liliana Lacocca Ilustrador: Michele Lacocca Editora: Melhoramentos Ano de publicação: 2003 e 2º Edição 2013 Nº de páginas: 24
Hoje, dia 26 de Julho, é comemorado no Brasil, em Portugal e na Espanha, o Dia dos Avós, mas como surgiu essa data comemorativa?
A homenagem foi criada com base no livro apócrifo de Tiago, publicado ao final do século XVI – não se sabe exatamente ainda qual a época em que foi escrito – mas os maiores estudiosos dos Livros Apócrifos afirmam que é anterior aos Quatro Evangelhos Canônicos. Tal relíquia faz referência aos avós de Jesus, pais de Maria, cujos nomes eram Ana e Joaquim. Porém, é importante dizer que apesar do livro ser conhecido como sendo de Tiago, não há comprovações de que o mesmo o tenha redigido.
Bem, agora que já conhecemos o contexto da criação dessa linda data, podemos falar sobre o livro escolhido para celebrar este dia especial, o título “Vovô não toma jeito!“.
O livro conta como o vovô Moreira, muito brincalhão, prega uma peça em seu neto, o Moreirinha e, por fim, ainda faz uma surpresa para ele.
Voltado para o público infantil em fase de alfabetização, a obra traz um exímio diferencial presente no fundo das páginas, que são adornadas de gravuras de animais, personagens com histórias e características próprias, que interagem entre si e reagem a pegadinha que o vovô faz com o neto, algo que torna a experiência do leitor ainda mais completa.
Tal fator faz com que o livro seja riquíssimo para ser trabalhado com as crianças, principalmente quando à capacidade de observação e na criação de possíveis diálogos entre os personagens coadjuvantes – retratados paralelamente ao diálogo principal.
Ademais, é possível iniciar o estudo de nichos ecológicos nas grandes cidades e interpretação de texto e imagens, somente observando as ilustrações apresentadas. E sem esquecer de falar sobre a importância do respeito aos nossos ascendentes consanguíneos.
A história desenvolvida pela autora Liliana Lacocca, retrata muito bem a relação divertida, informal e sem tantas cobranças, que permeiam esse vínculo tão profundo entre netos e avós, e como é importante ter avós presentes, dotados de um amor inexplicável e de disponibilidade em fazer parte da vida de seus descendentes.
E porque não dizer um amor repleto de aconchego e esperança? Afinal, é esse o sentimento que os nossos queridos anciãos, com suas cãs cheias de sabedoria, geram em nossos corações quando fazem questão de encher de alegria a vida de seus netinhos. Privilégio têm aqueles que em sua vida usufruem, ou usufruíram, de avós como o senhor Moreira, cheio de energia e disposição em alegrar a vida de seu neto.
Para finalizar e deixar o caro leitor ainda mais curioso, falta dizer que o vovô da história parece ter esquecido quem é seu neto, mas será que ele está doente ou tudo não faz parte de um plano mirabolante? Para saber, só lendo o livro.
O título também faz parte do acervo de livros presenteados, via parceria ALPV e Programa 1BOOK4LIFE, à várias crianças carentes no Brasil. Quer conhecer melhor nosso trabalho? Clique aqui.
E se já conhece, venha semear o amor pela leitura pelo Brasil conosco!
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.