none

A Roberta, dentre os tantos livros que marcaram sua vida, escolheu a obra Farewell (1996), de Carlos Drummond de Andrade, que foi quem a apresentou ao mundo mágico da poesia.

“A obra póstuma é mais do que uma despedida do autor. É uma confissão de sua vida literária. Trata de verdades, tristezas, tempo, amores doloridos, sonhos, saudades, família, terranatal, morte, humor, efemeridades…”

Além das experiências positivas que a leitura trouxe para a vida de Roberta, ela também compartilhou conosco o quanto o incentivo à leitura na vida do seu filho tem feito a diferença em seu aprendizado.

“Meu filho aprendeu a ler cedo, graças ao nosso incentivo. O contato com os livros foi de berço. Impressionante como ele lê bem, soletra e escreve. Tem muito que aprender ainda, mas é provado que o contato cedo com a leitura melhora o desenvolvimento da criança.”

Livro Farewell: Indicação de Roberta Barreto

E por fim citou o seu trecho preferido de Farewell para a gente:

“Aparição amorosa

“Doce fantasma, por que me visitas como em outros tempos nossos corpos se visitavam?

“Tua transparência roça-me a pele, convida a refazermos carícias impraticáveis: ninguém nunca um beijo recebeu de rosto consumido.

“Mas insistes, doçura.

“Ouço-te a voz, mesma voz, mesmo timbre, mesmas leves sílabas, e aquele mesmo longo arquejo em que te esvaías de prazer, e nosso final descanso de camurça.

“Então, convicto, ouço teu nome, única parte de ti que não se dissolvee continua existindo, puro som.

“Aperto… o quê? A massa de ar em que te converteste e beijo, beijo intensamente o nada.

“Amado ser destruído, por que volta se és tão real assim tão ilusório?


“Já nem distingo mais se és sombra ou sombra sempre foste, e nossa história invenção de livro soletrado sob pestanas sonolentas.

“Terei um dia conhecido teu vero corpo como hoje o seide enlaçar o vapor como se enlaçauma ideia platônica no espaço?

“O desejo perdura em ti que já não és, querida ausente, a perseguir-me, suave?

“Nunca pensei que os mortos o mesmo ardor tivessem de outros dias e no-lo transmitissem com chupadas de fogo aceso e gelo matizados.

“Tua visita ardente me consola.

“Tua visita ardente me desola.

Tua visita, apenas uma esmola.”


Jhuly Reis
Website | + posts

Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.

WhatsApp
Enviar Mensagem WhatsApp
Capa do Guia

Filhos em casa? Temos um guia para que você não enlouqueça!

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do “homeschooling“.

Baixar o Guia Gratuito!

Confira os Guia em seu email! Obrigado!