Este artigo é mais uma publicação, aqui do nosso BLOG, da série de artigos sobre os resultados percebidos nas escolas beneficiadas por nossos projetos.
O levantamento de informações que servem de base para nossa análise, acontece por meio de Visita Técnica e envolve todos os atores da unidade escolar e a utilização de instrumentos, tais como: Questionários, Roda de Conversa, Entrevistas e Depoimentos.
Neste artigo tratamos do Questionários de Pais e/ou Responsáveis pelos alunos presentados na Escola EMEF Ronaldo Soares – Vitória/ES.
Os referidos questionários foram entregues previamente, utilizando processo amostral voluntário (os pais ou responsáveis não tiveram seus nomes identificados), levados para casa pelos alunos e devolvidos na escola para recolhimento no dia da visita técnica.
Quando perguntamos “Seu/sua(s) filho(a)(s) leram os livros?” observamos que 61% dos pais ou responsáveis disseram SIM, 21% informaram que NÃO e 18% não responderam à questão.
Ao perguntarmos “Você percebeu se os livros presenteados ao(s) seu/sua(s) filho(a)(s) despertaram nele(a)(s) algum interesse em ler outros livros?”,71% dos respondentes que SIM, 18% disseram que NÃO e 11% não responderam.
Estes dados confirmam nossa hipótese de que deve-se, sempre que possível, deixar a criança em contato com os livros. Este contato oportuniza a leitura (na escola e em família), de modo a contribuir na firmação e manutenção do hábito de leitura.
E dando continuidade, perguntamos: Você considera o hábito de leitura algo importante para o futuro sucesso profissional do seu/sua(s) filho(a)(s)?
A resposta a esta pergunta demonstra que os pais ou responsáveis veem a importância do papel da leitura na vida de seus filhos: 93% responderam SIM e 7% disseram que NÃO à questão.
Alguns respondentes justificaram, por escrito, suas respostas. Veja a seguir algumas delas:
“Sim, através da leitura eles aprendem a interpretação de texto, a escrita fica bem mais aperfeiçoada, e eles tem um maior interesse pela literatura”.
“Sim, criar esse hábito da leitura pode levá-la ao conhecimento, ao desenvolvimento, em muitos sentidos de sua vida, por isso é muito importante”.
Sim, se você ler mais fica muito mais informado e descobre muitas coisas, a leitura é ótima para toda criança se tornar um adulto melhor”.
“Sim, a criança que lê se torna uma pessoa intelectual e mais sabia em usar palavras e interpretá-las”.
“Sim, é através da leitura que eles conhecerão o mundo.”
Um ponto esperado, porém que nos traz preocupação, é notarmos que, apesar dos pais verem a importância da leitura no futuro de seus filhos, eles mesmos lêem muito pouco.
Quando perguntamos “Quantos livros de literatura (contos, romances, ficção) você leu este ano?”, 46% dos pais não leram nenhum livro e nenhum disse ter lido mais de 10 livros.
Outro dado que chama atenção é que 32% dos pais não têm nenhum livro de literatura em casa, sem contar os livros que receberam do 1BOOK4LIFE.
Percebemos com os relatos nas entrevistas e com os dados coletados no Questionário de Pais e/ou Responsáveis que os responsáveis sabem da importância da leitura na vida de seus filhos. Entretanto, quando observamos a baixa quantidade de livros em casa e o incipiente hábito de leitura dos pais, verificamos ainda mais como o incentivo à leitura é fundamental e precisa de esforço contínuo e expansivo.
Um grande exemplo está no artigo “Alunos de Escolas Públicas Ganham Livros Novinhos de Presente”.
O gráfico referente a pergunta “Você já havia ganhado livro antes?”, revela que quase 50% das crianças respondentes nunca tinham ganhado livros de presente, na vida, antes 1BOOK4LIFE.
- Para ler o artigo Alunos de Escolas Públicas Ganham Livros Novinhos de Presente, clique aqui.
Acreditamos que o hábito da leitura começa dentro de casa, assim como outros hábitos adquiridos pelos seres humanos durante a vida, por isso, quando uma criança ganha um bom livro e o leva para casa, há uma maior chance dela se apaixonar pela leitura, principalmente quando comparada às leituras obrigatórias na escola.
Frisamos então, que o âmbito familiar é um grande formador de leitores e a participação dos pais nesse processo é fundamental. Quando a criança percebe que têm leitores assíduos dentro de casa e recebe incentivo, tem muito mais propensão de ser um leitor assíduo, não só na infância, mas também na fase adulta.
Ler transforma!
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.