Como já destacamos em alguns dos artigos publicados em nosso site, a nossa metodologia de avaliação de resultados, ocorre por meio Visita Técnica nas escolas atendidas.
O retorno à escola, após entrega de livros, é preestabelecido com a finalidade de buscar as respostas dos impactos obtidos, utilizando Questionários, Rodas de Conversa e Entrevistas com os Alunos, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Funcionários(as), Direção, Pais e/ou Responsáveis e, quando possível, junto a integrantes da comunidade onde a escola está inserida.
Analisamos agora os resultados do Questionário aplicado aos Professores na EMEF Professora Bendita Monteiro – situada em Ecoporanga (ES) – cuja aplicação foi realizada de forma espontânea e anônima.
Destacamos que quando perguntamos aos Educadores sobre o Conhecimento do Programa e Acesso ao Nosso Site obtivemos resposta muito satisfatória, com 100% dos respondentes afirmando conhecer o nosso Programa e 67% já tendo visitado o website, conforme apresentado no gráfico a seguir.
Outra questão respondida pelos Professores foi: O Programa 1BOOK4LIFE presenteou um kit contendo dois livros novos de literatura a todos os alunos da escola. Você estava presente no momento da entrega dos livros?
100% dos professores respondentes disseram que estavam presentes no dia da entrega dos 736 livros para os 368 alunos.
Foto: Educadores (professores e Pedagogas), funcionárias e Prefeito do Município no dia da entrega dos livros
Já que estamos falando dos professores presentes no dia da entrega, vale relembrar e destacar mais uma vez, que a entrega dos livros na escola foi realizada em um grande evento, que contou com a presença da Direção, Educadores, Funcionários, autoridades e moradores do município (Prefeito, Secretária de Educação, Juízes, pessoas da comunidade e outras), que podem ser vistos nas fotos abaixo.
Os professores presentes manifestaram sentimentos muito positivos no momento da entrega dos Livros, registrando nos questionários expressões como: “Entusiasmo, alegria, Felicidade, Emoção, dentre outros registros que apresentamos no quadro a seguir:
“Foi uma alegria ver a felicidades dos meus alunos”. |
“Os alunos gostaram muito e tiveram mais empenho na leitura”. |
“Ver uma criança contar o que leu e o interesse em trocar os livros para ler mais é muito bom”. |
“Todos os dias, após a realização das atividades, sentavam-se em dupla ou sozinhos para ler”. |
Conheça mais resultados apurados por meio do Questionário de Professores:
Como você avalia o impacto do Programa 1BOOK4LIFE na escola?
Em uma escala definida: Muito Bom, Bom, Razoável e Ruim, para a pergunta, obtivemos 100% dos respondentes como “Muito Bom”.
Você percebeu um aumento no interesse pela leitura literária nos alunos após o recebimento dos livros?
O percentual de 100% dos respondentes, marcaram a opção SIM para esta pergunta, confirmando que houve um despertar pela leitura nos alunos da escola.
As duas questões abordadas anteriormente, nos trazem a certeza de que estamos colhendo bons frutos na caminhada em busca da formação de leitores, por meio do despertar para a leitura, de forma espontânea, com envolvimento e amor e não por obrigação de ler.
Os registros a seguir ratificam com muita clareza o interesse dos alunos neste processo de construção de novos e engajados leitores:
“Alguns alunos trocaram os livros para ler em sala de aula”. (Professor Escola Prof. Benedita Monteiro) |
“É prazeroso observar o interesse pela leitura”. (Professor Escola Prof. Benedita Monteiro) |
“Ver uma criança contar o que leu e o interesse em trocar os livros para ler mais é muito bom”. (Professor Escola Prof. Benedita Monteiro) |
“Todos os dias, após a realização das atividades, sentavam em dupla ou sozinhos para ler”. (Professor Escola Prof. Benedita Monteiro). |
Destacamos uma outra questão do Questionário:
Você realizou em sala de aula algum tipo de trabalho com os livros presenteados?
As respostas a essa pergunta foram surpreendentes!
Os professores se engajaram na causa e desenvolveram uma série de atividades com os alunos, tendo os novos livros como base. Veja a diversidade de trabalhos que foram produzidos pelos alunos:
Ficha de leitura |
Releitura da história |
Contar a história através de desenho |
Reconto De história; Ficha Técnica de Livros |
Projeto: “Maleta Viajante” – Leitura Individual e Compartilhada. Apoio da família. |
O resultado foi realmente incrível, algo que pode ser confirmado e apreciado por meio das imagens a seguir, que registram alguns destes trabalhos realizados:
Concluímos, por meio dos resultados obtidos com a aplicação do Questionário de Professores, que os educadores se apropriaram de forma grandiosa da oportunidade gerada pelos kits de livros de literatura, desenvolvendo várias atividades pedagógicas no ambiente escolar, valorizando e aproveitando numa dimensão bem ampliada as obras presenteadas.
Nossa equipe comprovou in loco o apego dos alunos aos livros, a produção de inúmeras atividades e o amor pela leitura despertado nas crianças.
Isto foi tão natural, que os alunos queriam contar as histórias dos livros que tinham lido para nossa equipe. Por isso, mais uma vez destacamos que a Escola Professora Bendita Monteiro foi gigantesca em aproveitamento e em sabedoria na utilização das 736 obras presenteadas aos alunos.
Continuamos SEMPRE em busca de pessoas engajadas e dispostas a fazer a diferença na vida de mais e mais alunos da rede pública em todo o Brasil. Como? Ajudando-os a se apaixonarem pela leitura literária.
Torne-se um Semeador da Leitura e vamos juntos transformar o Brasil em um país de leitores. Faça sua doação agora mesmo!
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.