Nosso programa social de incentivo à leitura chegou também à escola EMEF Prof. Benedita Monteiro, em Ecoporanga – E. Santo.
A escola, localizada na Rua Coimbra, no bairro Benedita Monteiro, foi beneficiada via Programa 1BOOK4LIFE e todos os 368 alunos matriculados, ganharam um kit de literatura novo em folha, em um grande dia de festa. Ninguém ficou de fora!
Cada aluno da Escola EMEF PROF BENEDITA MONTEIRO recebeu um kit contendo 2 livros novos de literatura que são dele, para levar para casa, totalizando 736 obras presenteadas.
O nosso catálogo de livros é muito amplo e contém livros de autores nacionais e internacionais renomados (e divertidos), como Ruth Rocha, Alexandre Dumas, Arthur Conan Doyle, Júlio Verne, dentre outros.
Os títulos vão dos clássicos da literatura, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, ou o Patinho Feio, de Christian Andersen, a obras contemporâneas como a série do Menino Maluquinho do Ziraldo.
O Programa 1BOOK4LIFE torna possível a troca dos livros entre os alunos, já que dentro de uma sala de aula nenhum aluno recebe obras iguais: todos os alunos ganham livros únicos! Em uma sala com 30 alunos, por exemplo, são presenteados 60 livros diferentes!
O poder de multiplicação do impacto social do livro começa na diversidade das obras presenteadas.
Uma das alunas escreveu uma cartinha para o investidor social, agradecendo pelos livros e dizendo que ela os leu, leu também para os seus pais (que não sabem ler) e emprestou para seus irmãos, que também aproveitaram os mesmos livros. O impacto vai muito além do aluno presenteado.
Em cada kit o aluno recebe 2 livros de literatura. A foto a seguir está demostrando uma sala recebendo os livros presenteados.
Finalizada a primeira etapa do Programa, que foi a entrega efetiva dos livros a todos os alunos, após um período de 05 meses, retornamos para nossa Visita Técnica na EMEF Profa. Benedita Monteiro, com objetivo de cumprir as atividades de acompanhamento do processo e uma análise dos dados observados e coletados, com vistas a demonstrar os benefícios que o Programa traz aos alunos, escola, professores e comunidade, ou seja, informações a respeito do desenvolvimento do hábito/interesse pela leitura literária dos alunos beneficiados em função da distribuição dos 736 livros de literatura a eles entregues.
Desenvolvemos trabalho de acompanhamento das ações do Programa com os próprios alunos, investigando seus sentimentos e explorando seus sonhos para o futuro, assim como coleta de relatos sobre o manuseio dos livros presenteados; com os professores e demais funcionários da escola; com os familiares dos alunos e com membros da comunidade do entorno da escola.
A seguir, falamos um pouco dos resultados apreendidos junto aos alunos, por meio de Questionários estruturados contendo perguntas fechadas e abertas.
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS – QUESTIONÁRIO DE ALUNOS
Responderam ao questionário 91 alunos do ensino Fundamental, do 2º ao 5ºanos, faixa etária de 07 a 11 anos, via amostra de voluntários, não identificados.
IDADE DOS ALUNOS | ||
Idade | Número de alunos Participantes | % |
07 anos | 12 | 13% |
08 anos | 23 | 25% |
09 anos | 20 | 22% |
10 anos | 16 | 18% |
11 anos | 08 | 09% |
Não responderam | 12 | 13% |
TOTAL | 91 | 100% |
QUESTIONÁRIO DE ALUNOS | ||
Ano de escolaridade | Número de alunos | % |
2º ano | 42 | 46 % |
3º ano | 13 | 15% |
4º ano | 23 | 25% |
5º ano | 13 | 14 % |
TOTAL | 91 | 100% |
São diversas informações coletadas, aferidas e analisadas durante o processo de acompanhamento e, neste artigo, daremos publicidade a algumas perguntas e resultados obtidos, conforme detalhados na sequência.
Gráfico 1
Analisando a pergunta “Dos dois livros que você ganhou, quantos você leu”? (Gráfico 01), o resultado obtido é muito gratificante.
Podemos observar que 70% dos alunos realizaram leitura dos dois livros de literatura presenteados e 19% leram um livro. O que indica que 89% leram pelo menos um dos livros inteiros, demonstrando bom envolvimento e apontando para o provável desenvolvimento do gosto pela leitura.
Nota-se que um pequeno incentivo, se genuíno e feito com carinho, desperta na criança o hábito de ler, ou ajuda na manutenção do hábito já conquistado.
Os alunos além de lerem, realizaram diversos trabalhos com orientação pedagógica da escola.
As fotos
As fotos a seguir retratam parte destes trabalhos, destacando o entusiasmo dos alunos, que se apegaram aos livros presenteados e realizaram inúmeras atividades de leitura em sala de aula.
É comovente ver como a equipe de educadores da Escola aproveitou a oportunidade, utilizando os livros presenteados aos alunos, incentivando-os a lerem e produzirem textos.
Quando chegamos à Escola ficamos impressionados e comovidos com a quantidade de trabalhos afixados dentro das salas de aulas, nas paredes dos corredores, com verdadeiros varais de atividades realizadas ao longo do período com os livros presenteados aos alunos.
No gráfico 02, a seguir a pergunta respondida foi: Você já tinha ganhado algum livro antes?
Gráfico 2
Percebe-se que 42% dos alunos respondentes registraram que nunca haviam ganhado livros de presente antes.
Comparando com o resultado do Gráfico 01, em que a maioria dos alunos leram os livros presenteados, podemos destacar que se adotar a estratégia de facilitar o acesso aos livros para continuar despertando o gosto pela leitura (tanto na escola, como em casa), estes alunos podem se tornar crianças apaixonadas por ler.
Uma certeza observamos com nitidez, que a Escola Benedita Monteiro apesar de não possuir uma Biblioteca não perde o foco para incentivar os seus alunos a lerem, criando mecanismos de leitura como o Carrinho de Leitura.
Agora vamos falar em sentimentos (Gráfico 03) com a pergunta: Qual o sentimento que você teve ao ganhar os livros?
Gráfico 3
Para a nossa Associação que busca como missão Despertar e Redespertar o amor pela Leitura, quando se vê diante destes inúmeros sentimentos registrados pelo alunos respondentes, a sensação é maravilhosa!
Mais uma vez é confirmado o legado que a parceria com o Programa 1BOOK4LIFE, causa na vida das crianças que são presenteadas, Veja a seguir os resultados: 95% registraram por escrito Felicidade, Alegria, Emoção e Carinho.
Estamos convictos de que estamos no caminho certo e que a semente do amor pela leitura está sendo plantada em cada escola que presenteamos. E já começaram a dar frutos!
Ao analisar o Gráfico 04, na pergunta a seguir: Sem contar o que a escola pede, você costuma ler com certa frequência: (marque mais de uma opção, se desejar).
Observa-se que Revistas em quadrinhos, livros de literatura e poesias, destacam-se como preferência dos alunos respondentes que mais uma vez confirma a vontade destes alunos em ler e que a escola se torna importante protagonista deste incentivo.
Convém salientar que a internet ainda é um recurso pouco utilizado, pois esta escola está inserida em uma comunidade carente e nem todas as famílias detêm este recuso.
Foi registrado pela Diretora da Escola Danice Matos que os 736 livros presenteados, estão fazendo a diferença:
“Ajudou e está ajudando sim, muito, na aprendizagem. É o maior presente que a pessoa pode ganhar, principalmente o estudante, como nossa comunidade é carente, livro fica longe da altura deles, como ganharam dois livros, são dois presentes maravilhosos que eles tiveram. Aproveitaram, os professores trabalharam dentro de sala de aula, cobraram muitas atividades e até hoje eles estão aí, fazendo troca, fazendo trabalho, desde a entrega dos livros e até hoje trabalhando com esses livros”.
É de fato muito gratificante para a nossa Associação ver resultados tão positivos como esse.
A escola obteve um resultado tão significante, que a ALPV decidiu levar a primeira versão do projeto “Conversa Autoral” para a EMEF Benedita Monteiro e o resultado foi extremamente satisfatório novamente.
Clique aqui para ler sobre o projeto Conversa autoral.
Para obtermos mais resultados dessa magnitude, continuaremos implementando projetos e entregando livros à milhares de crianças pelo Brasil, com o intuito a torna-lo um país de leitores.
Vem conosco fazer parte dessa mudança!
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.