Não deixe de ler este artigo até o final! |
Neste artigo analisamos a PRÁTICA DE LEITURA de uma escola presenteada por meio de nosso Programa parceiro, o 1BOOK4LIFE, comparando o que percebemos na escola com os resultados do PISA e da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro.
Conheça, primeiro, como o cenário do nosso país encontra-se em relação, principalmente, à Prática de Leitura.
PISA | RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL |
Quando o assunto é avaliação educacional, o Pisa é uma referência mundial. Na edição de 2018, a pesquisa analisou 79 países, incluindo o Brasil. Divulgados no quarto trimestre de 2019, os resultados não são muito animadores para o Brasil: entre 58º e 60º lugar em leitura, entre 66º e 68º em ciências e entre 72º e 74º em matemática. A nota geral do Brasil está entre as mais baixas do mundo nas três áreas avaliadas, leitura, matemática e ciências. Quase metade dos estudantes não chegam nem no nível básico em nenhuma delas, destoando do desempenho dos alunos de escolas particulares do Brasil. | De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante. No entanto, apenas 2,43 desses livros foram lidos do início ao fim o que demostra que o brasileiro ainda não considera a leitura uma prática diária. |
Fonte: Portal do Inep | Fonte: Leiturinha |
- VOCÊ VAI SER SURPREENDER, positivamente: apesar desta situação complicada, evidenciada pelo PISA e Retratos da Leitura no Brasil, temos uma ótima notícia!
- CONTINUE LENDO PARA CONHECÊ-LA.
“A LEITURA FAZ ABRIR A MENTE E MELHORAR O APRENDIZADO” (registro de aluna do 3° ano do Ensino Fundamental).
Uma das ações desempenhadas pela ALPV na aplicação do Programa 1BOOK4LIFE é a organização e execução das Visitas Técnicas às escolas atendidas.
Os Resultados apurados na Visita Técnica à Escola Ronaldo Soares são surpreendentes! Sabemos que poucas escolas conseguem aplicar satisfatoriamente a prática de leitura. Pois eis que, no caso dessa escola, a prática de leitura é exercitada pelos alunos não apenas no âmbito escolar, mas também fora dela, com muito sucesso.
Os dados e informações a seguir são da EMEF Ronaldo Soares – Vitória/ES, a partir de um bloco de perguntas sobre a PRÁTICA DE LEITURA, extraídos da aplicação do Questionário de Aluno, tabulados e analisados de forma quantitativa e qualitativa, que procura expor tudo sobre o ponto de vista dos registros dos alunos.
Em relação à realização da leitura dos dois livros presenteados, obtivemos 74% de respostas positivas, que representamos no gráfico 1.
O Gráfico 5 deixa muito nítido que a grande maioria dos alunos se interessa por ler histórias, pois o maior número citado foi o de revistas em quadrinhos e livros de literatura.
Diante da indagação aos alunos de quais atividades que você gosta de fazer fora da sala de aula? (em que os alunos poderiam marcar mais de uma opção), registra-se um resultado bem diversificado, com um maior predomínio entre as atividades de navegar na internet e ouvir música. Também assinalaram atividades como jogar bola ou futebol, assistir televisão e ler livros, que foram escolhidas na mesma proporção. (Veja no Gráfico 6).
Podemos notar que os alunos, embora demonstrem interesse por leitura em questões já citadas anteriormente, nos seus momentos de lazer, o resultado indica que navegar na internet é o que predomina na vida das crianças.
Se o interesse que demonstraram ter pela leitura não for bem explorado, o cotidiano pode levar à perda deste hábito ainda em formação pelos alunos.
Ainda sobre a importância da leitura, perguntamos “Você acha que a leitura te ajudaria a alcançar esse sonho?” a maioria respondeu, SIM (76%) consideram a leitura como fundamental para prosseguir na realização de seus sonhos. A resposta foi confirmada por meio de registros diversos inseridos na Tabela 1, que foram colocados por ordem de maior recorrência.
Tabela 1 – “Você acha que a leitura te ajudaria a alcançar esse sonho?” |
“Sim, porque a leitura faz abrir a mente e melhorar o aprendizado” |
“Sim, porque a leitura faz a gente ter uma profissão boa” |
“Sim, para conseguir trabalhar” |
“Sim, para viajar e trabalhar” |
“Sim, para ler na viagem” |
“Sim, porque quero ser famosa e conhecida” |
“Sim, com a leitura eu aprendo a cuidar deles. Por exemplo leio livros sobre animais” (Gato e Cachorro) |
As frases revelam que para boa parte dos alunos a leitura se apresenta como forma de aprender — tanto o aprendizado formal, quanto ao considerado para a vida – também como maneira de melhorar a inteligência, como algo muito importante para ter uma profissão, realizar os sonhos e que serve para melhorar o desempenho da leitura e escrita.
Ressaltamos que os alunos da Escola Municipal Ronaldo Soares apresentam uma caminhada muito representativa em direção ao hábito de leitura, o que é de grande importância para a vida dessas crianças. Nota-se que os alunos não se limitam apenas à leitura cobrada pelo professor, mas também buscam outras formas e contextos diferenciados.
É com muita felicidade que registramos neste artigo estes dados e análises que enchem nossos corações de esperança de um Brasil melhor, afinal, a realidade que encontramos na escola — e que o Programa 1BOOK4LIFE amplificou —, em muito destoa daquela de grande parte dos alunos brasileiros, cuja dificuldade de acesso e o baixo interesse pela leitura tem colocado e mantido o sistema de ensino do país nas piores colocações em todas as avaliações mundiais.
Vem com a gente semear a paixão pelos livros junto a mais e mais alunos. Queremos contar com seu apoio para mudar a realidade do Brasil.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.